Correio Popular Notícia



Regionalizar a saúde é democratizar o uso dos recursos, diz Marcos Rogério

Data da notícia: 30/09/2014
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140929-132.jpg[/IMG] (Assessoria) Um dos temas que o deputado federal Marcos Rogério (PDT-RO) tem enfatizado em seus contatos com lideranças pelo Estado é o aperfeiçoamento do processo de regionalização da saúde. Para o parlamentar, trata-se de medida que além de garantir mais eficiência ao serviço de saúde é uma verdadeira democratização do uso dos recursos.
O setor da saúde tem recebido forte aporte de recursos federais através do deputado Marcos Rogério, especialmente para atender os municípios mais carentes, tanto para construção como para aparelhamento de unidades de saúde. Mas o parlamentar entende que um projeto de reorganização do setor é fundamental, combinando a estrutura física com os recursos humanos.
A regionalização, segundo Marcos, é uma saída viável para evitar o deslocamento de pacientes para longas distâncias, como ocorre constantemente para a cidade de Porto Velho. ?Além de evitar maiores despesas, livra que as pessoas enfermas tenham que sofrer ainda mais, sacrificando também suas famílias?, salienta.
Na visão de Marcos Rogério, todos os Municípios polo precisam receber estrutura de saúde suficiente para desafogar as unidades da capital. ?Tenho trabalhado no sentido de fortalecer a saúde nos Municípios e esta é minha meta, pois enquanto mais perto do cidadão estiver o serviço público, mais junto, humano e mais democrático será o atendimento?, entende.
O deputado enfatiza, também, que não basta investir em estrutura física sem o necessário aparelhamento, e que também não é suficiente investir nestas duas áreas sem valorizar o profissional da área da saúde. ?Eu defendo que a União invista mais no aparelhamento do setor, a fim de que o Estado e os Municípios possam cuidar melhor da valorização do servidor, que é quem efetivamente atende o cidadão e presta serviço tão essencial?, conclui.

Fonte:






Noticia vista 1458 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.